Educação Infantil em Guarulhos - Colégio Parthenon Vila Augusta

Colégio Parthenon

Educação Infantil


“Se alguém me perguntar para que serve a escola da INFÂNCIA, eu responderei: para a criança conhecer o tamanho do mundo inteiro!” - Taís Romero

Quando organizamos o currículo da Educação Infantil no Colégio Parthenon Vila Augusta, sabemos que o cotidiano das crianças é recheado de muitas descobertas, investigações e brincadeiras.

Na pedagogia que reconhece a importância da experiência, as crianças aprendem convivendo, brincando, participando, explorando, expressando e conhecendo-se. Aprendem pela ação, interação, atuação, criação e não de forma passiva como declaram as pedagogias tradicionais. Não há uma “receita pronta” para que aprendam… há as provocações que as convidam para as descobertas.

Partimos de um currículo singular na Educação Infantil, que considera as orientações da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, voltado ao atendimento às crianças de 1 ano e 2 meses até 5 anos, o qual integra todas as situações relativas aos cuidados com as situações de aprendizagem. As turmas que compõem a Educação Infantil são organizadas considerando as características peculiares de cada faixa etária.

Crianças de 14 meses a 3 anos de idade

A criança pequena é um ser competente e com potencial para se relacionar desde o nascimento, portanto é essencial estabelecermos com ela uma relação de confiança, afeto e segurança. Neste período, o currículo é baseado no investimento das relações afetivas, na liberdade dos movimentos, no desenvolvimento da autonomia e na riqueza de experiências diversas, por promoverem bem-estar físico, afetivo e psíquico às crianças. Os momentos de cuidados, sejam eles durante as experiências do cotidiano, nas brincadeiras ou na troca de fraldas, representam muito para a construção de um vínculo afetivo entre a criança e a educadora.

Crianças de 14 meses a 3 anos de idade

A criança pequena é um ser competente e com potencial para se relacionar desde o nascimento, portanto é essencial estabelecermos com ela uma relação de confiança, afeto e segurança. Neste período, o currículo é baseado no investimento das relações afetivas, na liberdade dos movimentos, no desenvolvimento da autonomia e na riqueza de experiências diversas, por promoverem bem-estar físico, afetivo e psíquico às crianças. Os momentos de cuidados, sejam eles durante as experiências do cotidiano, nas brincadeiras ou na troca de fraldas, representam muito para a construção de um vínculo afetivo entre a criança e a educadora.

Crianças de 4 e 5 anos

O currículo dessa faixa etária compreende propostas que consideram as crianças como sujeitos potentes, capazes de agir, com direito de se expressarem nas múltiplas linguagens que possuem, de comunicar seus desejos e incômodos e de vivenciar regras e combinados no coletivo.

As crianças têm acesso à cultura, participam de situações de interações com outras crianças e com outros adultos, brincam, investigam, pesquisam e refletem sobre temas diversos que as instigam na busca constante pelo saber. Nesses grupos, há um investimento no desenvolvimento da autonomia. Os alunos cuidam de seus pertences e do material que utilizam, conversam para resolver problemas e aprendem a reconhecer o diálogo como forma de expor seu ponto de vista e compreender os outros. Criar espaços reais de participação das crianças valoriza sua possibilidade de ação!

​Integram o currículo, além do que é previsto na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, aulas com professores especialistas:

Nos Grupos 1, 2 e 3: Musicalização e Inglês
No Grupo 4: Inglês, Artes Visuais e Musicalização
No Grupo 5: Inglês, Artes Visuais, Musicalização e Educação Física

Crianças de 4 e 5 anos

O currículo dessa faixa etária compreende propostas que consideram as crianças como sujeitos potentes, capazes de agir, com direito de se expressarem nas múltiplas linguagens que possuem, de comunicar seus desejos e incômodos e de vivenciar regras e combinados no coletivo.

As crianças têm acesso à cultura, participam de situações de interações com outras crianças e com outros adultos, brincam, investigam, pesquisam e refletem sobre temas diversos que as instigam na busca constante pelo saber. Nesses grupos, há um investimento no desenvolvimento da autonomia. Os alunos cuidam de seus pertences e do material que utilizam, conversam para resolver problemas e aprendem a reconhecer o diálogo como forma de expor seu ponto de vista e compreender os outros. Criar espaços reais de participação das crianças valoriza sua possibilidade de ação!

​Integram o currículo, além do que é previsto na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, aulas com professores especialistas:

Nos Grupos 1, 2 e 3: Musicalização e Inglês
No Grupo 4: Inglês, Artes Visuais e Musicalização
No Grupo 5: Inglês, Artes Visuais, Musicalização e Educação Física

Período de Adaptação

É um período muito importante e necessário para que a criança se vincule com esse novo contexto e espaço: com a escola! Também é importante para que a família e a escola se conheçam e estabeleçam um bom relacionamento. Nesse período, as propostas são bem envolventes, para privilegiar o entrosamento entre as crianças e a criação de um vínculo cada dia mais afetivo e seguro com as educadoras. No início, um adulto pode ficar em sala, junto à criança e, com o passar dos dias, a insegurança dá lugar à alegria das atividades vividas e das relações compartilhadas!

Período de Adaptação

É um período muito importante e necessário para que a criança se vincule com esse novo contexto e espaço: com a escola! Também é importante para que a família e a escola se conheçam e estabeleçam um bom relacionamento. Nesse período, as propostas são bem envolventes, para privilegiar o entrosamento entre as crianças e a criação de um vínculo cada dia mais afetivo e seguro com as educadoras. No início, um adulto pode ficar em sala, junto à criança e, com o passar dos dias, a insegurança dá lugar à alegria das atividades vividas e das relações compartilhadas!

Formação dos Professores

O Colégio Parthenon Vila Augusta assume a formação de seus professores com a mesma seriedade e responsabilidade com que trata a formação de seus alunos. Todos os nossos professores possuem formação acadêmica em nível superior, de acordo com a área em que atuam. Além da formação pessoal de cada um, o Colégio investe na formação “na ação”, que significa refletir constantemente sobre as questões do dia a dia. O professor revê a própria prática à luz das principais teorias da educação contemporânea e troca experiências com seus pares.

Espaço - Lugar de existência e de aprendizagem

Consideramos o espaço um potente educador e todos os ambientes, externos e internos, são projetados para serem habitados pelas crianças. Possuímos uma imensa área verde, pois acreditamos que o contato com a natureza é um direito das crianças. Quando ela está inserida em um espaço ao ar livre, manipulando matérias orgânicas e multissensoriais, todo o seu potencial se abre para a construção do conhecimento e bem-estar!

Horários da Educação Infantil

Manhã: das 8h às 12h.
Tarde: das 13h30 às 17h30

PERÍODO INTEGRAL
(atende crianças dos 3 aos 6 anos de idade)


Das 7h30 às 18h - atende crianças dos períodos da manhã e da tarde.

PERÍODO SEMI-INTEGRAL


Manhã: das 9h30 às 13h30 (para alunos que estudam a tarde).
Tarde: das 12h às 16h (para alunos que estudam de manhã).