Nossa História - Colégio Parthenon

Nossa História

Em 1979, em uma pequena casa no bairro Bom Clima, fundava-se a escola de Educação Infantil Cisne Branco. Nascia assim o Colégio Parthenon que, desde então, constrói uma proposta de educação de vanguarda em Guarulhos.

Doze anos depois, com a introdução do Ensino Médio em um novo prédio, passou a se chamar Colégio Parthenon, uma conceituada instituição de ensino em Guarulhos.

De lá para cá o Colégio Parthenon buscou o caminho da qualidade, da competência e da responsabilidade, investindo no que havia de melhor em termos de recursos físicos e humanos.

A competência e a responsabilidade com que o Colégio Parthenon sempre tratou o processo educativo logo rendeu seus frutos. A escola cresceu gradativamente, sempre de forma sólida e responsável, passando a contar com quatro unidades e a atender todos os segmentos da educação básica (da Educação Infantil ao Ensino Médio).

Durante toda esta trajetória, a escola sempre se pautou pelo compromisso com a formação de seres humanos conscientes de seu papel na sociedade, que tenham a dimensão da cidadania com responsabilidade social, sem perder de vista a luta constante por uma sociedade justa e igualitária.

Em mais de 40 anos de trabalho, o Colégio Parthenon tornou-se referência em educação de qualidade, como bem o comprovam as matérias das revistas especializadas. Entretanto, o que de mais importante ocorreu neste período foi a parceria entre escola, família, educadores(as) e educandos(as), permitindo a construção de uma educação verdadeiramente significativa, cuja meta é a formação de um ser humano pleno.

Reconhecendo o seu compromisso com esta prática pedagógica de vanguarda, o Parthenon atualiza permanentemente seus projetos e mantém um corpo de educadores(as) e de trabalhadores(as) em educação de primeira linha e em constante aprimoramento.

Objetivos

• Formar indivíduos plenos para os(as) quais o conteúdo escolar tenha significado claro na vida cotidiana.
  • Promover a compreensão da extensão, profundidade e relação dos conhecimentos abordados nas diferentes áreas de estudo.
  • Desenvolver a capacidade dos(as) alunos(as) de identificar e formular problemas, de utilizar adequadamente fontes, dados e evidências, de elaborar e testar hipóteses, de chegar a conclusões adequadas a partir dos conhecimentos acumulados na pesquisa, de construir argumentos lógicos relacionando causas e efeitos e de socializar o processo de investigação e seus resultados com o grupo.
  • Promover a aquisição de hábitos saudáveis através da valorização da prática de esportes e da expressão corporal como forma de comunicação.
  • Direcionar os esforços dos(as) alunos(as) para os objetivos do grupo, sem que renunciem à sua individualidade.
  • Construir as condições e o instrumental necessários para que os(as) alunos(as) tenham uma efetiva participação social e política, condição essencial para o exercício da cidadania, tornando-os(as) aptos(as) a avaliar criticamente a sociedade em que vivem e, em consequência, contribuindo no rumo da democracia e da não exclusão.
  • Formar pessoas capazes de perceber e avaliar seu papel e o do(a) outro(a), em diferentes situações e que desenvolvam a capacidade de convivência e de respeito as diferenças raciais e étnicas.