FLIPAR - Colégio Parthenon

FLIPAR

Com fins na formação do leitor literário, os projetos de leitura de obras clássicas sempre fizeram parte do cotidiano escolar do Parthenon.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, o colégio constrói situações de aprendizagem significativas no que diz respeito ao contato com os livros e com a leitura. Para essa escola, não basta uma boa seleção de clássicos da literatura universal.

É imprescindível um trabalho consistente centrado em projetos que encaminhem para uma grande mostra literária.
Nascido de uma pequena feira de livros chamada Pelepê-trás, o Festival Literário Parthenon tornou-se, desde 2009, um importante evento cultural da cidade de Guarulhos. Mostras de trabalhos, análises literárias, releituras poéticas de obras clássicas, bate-papo com autores são algumas das atividades que acontecem durante o evento. Trata-se de singular momento para repensar a importância da literatura dentro e fora dos âmbitos escolares. O evento bienal, além de ser momento de divulgação de um trabalho bem realizado com os alunos, é também de grande importância para a cultura citadina.