Projeto Pedagógico - Período Integral - Colégio Parthenon

Por que oferecer o Período Integral?

Na rotina das famílias da atualidade, o Período Integral tornou-se uma necessidade cada vez mais importante para atender a demanda dos pais que trabalham fora de casa durante todo o dia.

Para atender os alunos, em período integral, de maneira confortável e aconchegante, o Colégio ambienta um espaço com “ares de casa”, com almofadas, televisão, espaço para descanso, jogos e brincadeiras, sem deixar de ter também um lugar reservado para a realização das lições de casa e de estudos com qualidade.

O período Integral atende crianças de 2 a 10 anos.

Alimentação

O almoço é servido entre 12h e 13h15, o lanche da manhã às 9h30 e o da tarde às 15h30. Durante as refeições a professora responsável, as auxiliares e as monitoras do colégio ficam presentes, acompanhando e incentivando a alimentação.

O cardápio é elaborado por uma nutricionista e preparado pelas cozinheiras da Cantina do Colégio.

Momento de Descanso

As crianças que desejam têm um momento de descanso após o almoço. O objetivo é fazer com que as crianças possam relaxar e repor suas energias.

Lição de Casa

As crianças têm na rotina um tempo garantido para a realização de suas tarefas, com qualidade e tranquilidade. Nesses momentos, elas recebem orientações da professora responsável por meio de diferentes estratégias. As tarefas que requerem pesquisas ou coleta de dados com a família são enviadas para casa, a fim de que os responsáveis possam auxiliá-los.

Vestimenta

Para que se sintam à vontade no ambiente e estabeleçam uma relação diferente do contexto escolar, as crianças, no período contrário ao do curso regular, vestem roupas comuns e confortáveis. Essas peças devem vir, diariamente, na mochila da criança e, de preferência, identificadas.

Atividades

Muitas são as atividades pensadas para esse período complementar das crianças na escola. Entre elas:

Cozinha Experimental - Tem como objetivo aguçar o interesse das crianças pelos alimentos e pela elaboração de pratos culinários, além de incentivá-las a adotar uma alimentação cada vez mais saudável e nutritiva. Nesses momentos, deliciosas receitas são preparadas pelas próprias crianças.

Atividades Físicas - As atividades físicas favorecem a consolidação de hábitos saudáveis; estimulam o desenvolvimento corporal, motor e mental e contribuem para a melhoria da aptidão física, socialização e criatividade.

Práticas Artísticas - São atividades desenvolvidas por profissionais do teatro, dança, música e artes visuais que proporcionam aos alunos experiências de criação nessas diferentes linguagens.

Brincadeiras e Jogos – Garantimos um espaço gostoso para brincar e auxiliar a criança na construção do seu conhecimento de mundo. Brincadeiras tradicionais como: passa anel, brincadeiras de roda, corda e bola, proporcionam momentos de aprendizado, integração e muita alegria.

Essas e outras atividades fazem parte do cotidiano dos alunos que permanecem na escola em tempo integral.