Ensino Fundamental I em Guarulhos - Colégio Parthenon Vila Augusta

Colégio Parthenon

CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS - EFAI

A chegada ao Ensino Fundamental Anos Iniciais é um marco importante na escolaridade dos nossos alunos e alunas pelo seu caráter formativo e investimento em procedimentos e atitudes que levam à construção da autonomia no percurso escolar. Temos como foco o domínio da leitura e escrita formal, o reconhecimento dos números naturais e a realização das operações matemáticas, entre tantos outros saberes conceituais, procedimentais e atitudinais que são ampliados e intensificados nesse momento da escolaridade.

CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS - EFAI

A chegada ao Ensino Fundamental Anos Iniciais é um marco importante na escolaridade dos nossos alunos e alunas pelo seu caráter formativo e investimento em procedimentos e atitudes que levam à construção da autonomia no percurso escolar. Temos como foco o domínio da leitura e escrita formal, o reconhecimento dos números naturais e a realização das operações matemáticas, entre tantos outros saberes conceituais, procedimentais e atitudinais que são ampliados e intensificados nesse momento da escolaridade.

MATRIZ CURRICULAR

A grade curricular desse segmento é composta em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular e, assim, encontra-se organizada por áreas do conhecimento: área de Linguagens - Língua Portuguesa, Artes, Educação Física; área de Língua Inglesa; área de Matemática; área de Ciências da Natureza; área de Ciências Humanas - Geografia e História. Utilizamos metodologias diversificadas, ferramentas tecnológicas, plataformas de comunicação/informação, atividades em ambientes virtuais, livros didáticos, livros literários, resolução de problemas e criação de projetos pedagógicos para potencializar ainda mais os processos de ensino e de aprendizagem, visando às habilidades que correspondem às competências esperadas.

PROPOSTA PEDAGÓGICA QUE DIALOGA COM A VIDA

A proposta do Ensino Fundamental Anos Iniciais é dar ênfase a eixos e competências essenciais no processo de construção de conhecimento. Nessa faixa etária, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo.

Além disso, educar, cuidar e brincar são parte do processo de formação das crianças, possibilitando a construção da identidade, da cidadania e da autonomia em espaços planejados para organizar as novas formas de relação dos conteúdos com a vida.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS 1º, 2º E 3º ANOS

Período que valoriza e articula as situações lúdicas de aprendizagem vivenciadas na Educação Infantil e que serão ampliadas nos próximos anos. Também prevê uma progressiva sistematização dessas experiências no tocante às novas formas de relação com o mundo e às possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos - bem como de testá-las e refutá-las com o intuito de elaborar conclusões - em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.

O letramento e a alfabetização se apresentam como eixos estruturantes na organização curricular, garantindo o sentido de continuidade para a aprendizagem efetiva da leitura e da escrita nesses três primeiros anos do Ensino Fundamental.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS 1º, 2º E 3º ANOS

Período que valoriza e articula as situações lúdicas de aprendizagem vivenciadas na Educação Infantil e que serão ampliadas nos próximos anos. Também prevê uma progressiva sistematização dessas experiências no tocante às novas formas de relação com o mundo e às possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos - bem como de testá-las e refutá-las com o intuito de elaborar conclusões - em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.

O letramento e a alfabetização se apresentam como eixos estruturantes na organização curricular, garantindo o sentido de continuidade para a aprendizagem efetiva da leitura e da escrita nesses três primeiros anos do Ensino Fundamental.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS 4º E 5º ANOS

No ciclo dos 4º e 5º Anos, é fundamental ressaltar a importância dos componentes curriculares na consolidação de aspectos significativos da alfabetização. Nessa fase, a interdisciplinaridade e a ludicidade assumem um papel fundamental. Os estudantes contam com a orientação do professor, que utiliza atividades mediadas, envolvendo tecnologia, jogos e múltiplas linguagens. Essas estratégias visam a aprofundar os conhecimentos adquiridos nos anos anteriores e proporcionar o acesso a novos saberes.

É importante destacar que nessa etapa ocorre uma significativa sistematização de conhecimento nas diversas áreas, como Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática. No entanto, essa sistematização não ocorre de forma isolada, mas sim integrada, mantendo a natureza do processo formativo das crianças entre 9 e 10 anos de idade.

A alfabetização e o letramento ocupam um lugar transversal nessa etapa, permeando todas as áreas de conhecimento de forma contínua e contribuindo para o desenvolvimento da criança. Dessa forma, os componentes curriculares desempenham um papel fundamental na construção do conhecimento, proporcionando uma base sólida e preparando os estudantes para os próximos desafios educacionais.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS 4º E 5º ANOS

No ciclo dos 4º e 5º Anos, é fundamental ressaltar a importância dos componentes curriculares na consolidação de aspectos significativos da alfabetização. Nessa fase, a interdisciplinaridade e a ludicidade assumem um papel fundamental. Os estudantes contam com a orientação do professor, que utiliza atividades mediadas, envolvendo tecnologia, jogos e múltiplas linguagens. Essas estratégias visam a aprofundar os conhecimentos adquiridos nos anos anteriores e proporcionar o acesso a novos saberes.

É importante destacar que nessa etapa ocorre uma significativa sistematização de conhecimento nas diversas áreas, como Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática. No entanto, essa sistematização não ocorre de forma isolada, mas sim integrada, mantendo a natureza do processo formativo das crianças entre 9 e 10 anos de idade.

A alfabetização e o letramento ocupam um lugar transversal nessa etapa, permeando todas as áreas de conhecimento de forma contínua e contribuindo para o desenvolvimento da criança. Dessa forma, os componentes curriculares desempenham um papel fundamental na construção do conhecimento, proporcionando uma base sólida e preparando os estudantes para os próximos desafios educacionais.

FAIXAS ETÁRIAS

1º Ano: estudantes com 6 anos.
2º Ano: estudantes com 7 anos.
3º Ano: estudantes com 8 anos.
4º Ano: estudantes com 9 anos.
5º Ano: estudantes com 10 anos.

ORGANIZAÇÃO DOS HORÁRIOS - MAXIMIZANDO O APRENDIZADO

Priorizamos uma organização eficiente dos horários, garantindo um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento integral dos nossos alunos.

O período escolar é distribuído em 6 aulas diárias, com duração de 45 minutos cada. Tanto para o turno da manhã quanto para o da tarde, são disponibilizadas 30 horas/aula semanais, proporcionando uma carga horária adequada para um ensino completo e abrangente.

Horários Manhã: 7h30 às 12h35
Tarde: 13h30 às 18h35
Período Integral: 7h30 às 18h

FAIXAS ETÁRIAS

1º Ano: estudantes com 6 anos.
2º Ano: estudantes com 7 anos.
3º Ano: estudantes com 8 anos.
4º Ano: estudantes com 9 anos.
5º Ano: estudantes com 10 anos.

ORGANIZAÇÃO DOS HORÁRIOS - MAXIMIZANDO O APRENDIZADO

Priorizamos uma organização eficiente dos horários, garantindo um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento integral dos nossos alunos.

O período escolar é distribuído em 6 aulas diárias, com duração de 45 minutos cada. Tanto para o turno da manhã quanto para o da tarde, são disponibilizadas 30 horas/aula semanais, proporcionando uma carga horária adequada para um ensino completo e abrangente.

Horários Manhã: 7h30 às 12h35
Tarde: 13h30 às 18h35
Período Integral: 7h30 às 18h

PROJETOS INSTITUCIONAIS

Saídas Pedagógicas: descubra o mundo além da sala de aula

No Colégio Parthenon Vila Augusta, acreditamos que experiências locais, nacionais e internacionais são fundamentais para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos. Nossas saídas pedagógicas são momentos de descoberta e aprendizado significativos, nos quais buscamos desenvolver a atitude investigativa dos alunos, relacionando os conteúdos trabalhados em sala de aula com situações do cotidiano. Mais do que isso, deixamos claro que o aprendizado não se limita aos muros da escola, incentivando uma exploração ativa do mundo ao nosso redor.

FLIPAR - Festival Literário Parthenon: explore a magia da leitura O FLIPAR, Festival Literário do Colégio Parthenon Vila Augusta, é um evento bienal que surgiu de uma pequena feira de livros chamada Pelepê-trás. Desde 2009, ele se tornou o maior incentivo à leitura de Guarulhos. Durante o evento, proporcionamos mostras de trabalhos, estudos de diferentes gêneros discursivos, releituras poéticas de obras clássicas e bate-papo com autores renomados. O FLIPAR é amplamente reconhecido pela nossa comunidade escolar e pela cidade de Guarulhos como um grande impulsionador do letramento e da expressão linguística. Nossos alunos apresentam, com orgulho, todo o aprendizado conquistado ao longo da escolaridade, graças ao compromisso institucional que temos com a formação leitora e escritora, construída em parceria com famílias, editoras e profissionais do livro.

Tema do FLIPAR 2023 - Leitura: território do afeto: Descubra como a leitura nos toca

O tema deste ano, "Leitura: território do afeto", convida a todos a explorarem o poder emocional e afetivo que a leitura pode proporcionar. O evento, com entrada franca, conta com a participação de convidados especiais que trazem suas experiências e visões sobre o universo literário, tornando essa celebração ainda mais especial. Mostrexplique: explore a ciência e descubra o mundo

Desde 2007, o Colégio Parthenon abriga com orgulho a maior Feira de Ciências de Guarulhos: a Mostrexplique. Durante o ano, nossos alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, se dedicam a investigar os mais variados temas sob a orientação de nossos professores, testando hipóteses, construindo modelos e realizando experimentos. Na exposição aberta ao público, podemos perceber o aprendizado em ação, com fenômenos e conceitos de Física, Química, Biologia, Matemática, Astronomia e muito mais sendo desvendados. Além do conhecimento adquirido, nossas exposições são interativas e dinâmicas, mostrando que a ciência também pode ser divertida.

Rituais de Passagem: fortaleça laços e celebre as conquistas

No Colégio Parthenon, valorizamos os rituais de passagem como momentos importantes para o desenvolvimento emocional e psicossocial de nossos estudantes. Esses momentos especiais proporcionam um senso de pertencimento e identidade dentro da comunidade escolar, fortalecendo os laços entre alunos, professores e funcionários. Além disso, os rituais de passagem têm o intuito de preparar nossos estudantes para os próximos desafios e responsabilidades que enfrentarão no novo estágio de sua educação. Esses eventos significativos envolvem momentos de reflexão, troca de experiências e orientações sobre as expectativas e oportunidades futuras.

Acantonamento: descubra novas aventuras e cresça como indivíduo

O Acantonamento faz parte de uma das etapas que compõem o Ritual de Passagem dos alunos do 1º Ano. Nossos alunos são convidados a passar uma noite no colégio, participando de diversas atividades como gincanas de brincadeiras, organização dos dormitórios, jantar, baile do pijama e luau. No dia seguinte, após o café da manhã com os pais, as crianças voltam para casa com inúmeras experiências e aprendizados. O principal objetivo do acantonamento é promover o desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos alunos, proporcionando-lhes a oportunidade de vivenciar situações de cooperação, respeito mútuo, trabalho em equipe e resolução de problemas. Além disso, o acantonamento estimula a autonomia, a responsabilidade e a adaptação a novos ambientes e rotinas.

Olimpíadas do Conhecimento: desperte seu potencial e supere desafios No Colégio Parthenon Vila Augusta, incentivamos a participação de alunos dos 4º e 5º anos em olimpíadas científicas de diferentes áreas do conhecimento, tais como Canguru de Matemática, OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática), OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), MORFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), OBI (Olimpíada Brasileira de Informática), entre outras. Essas competições oferecem uma oportunidade única para expandir horizontes, despertar o potencial de cada estudante e promover o gosto pela descoberta e pelo desafio intelectual. Valorizamos o aprendizado além das aulas regulares, preparando nossos alunos para se destacarem em suas trajetórias acadêmicas e pessoais.

Jornada do Conhecimento: explore novos caminhos e desafie-se

A Jornada do Conhecimento é um evento que acontece no segundo semestre e contempla estudantes do 4º Ano EFAI à 3ª Série EM. Essa experiência única proporciona aos nossos alunos a oportunidade de explorar e aprofundar seus conhecimentos através de atividades como soletrar, raciocínio lógico, aspectos geográficos, históricos e muito mais. Além de fortalecer o aprendizado, a Jornada promove a colaboração, a criatividade e a curiosidade. Nossos estudantes são incentivados a trabalhar em equipe, compartilhar ideias e explorar novos caminhos de pensamento. Por meio dessa jornada, eles se tornam aprendizes engajados e autônomos, prontos para enfrentar os desafios do mundo real com confiança.

Cursos Extracurriculares: pratique esportes e desenvolva suas habilidades

No Colégio Parthenon, a prática de esportes é valorizada, por isso oferecemos aos estudantes, do 1º Ano EFAI à 3ª Série EM, diferentes modalidades esportivas, como vôlei, tênis de mesa, ritmos e movimentos, futsal, basquete, handebol, xadrez e ginástica artística. O melhor de tudo é que não há custo adicional para as famílias. As aulas ocorrem no período oposto ao das aulas regulares, proporcionando uma experiência esportiva completa e enriquecedora.

Atividades esportivas para pais e mães: exercite-se e compartilhe momentos especiais

A prática de esportes não é só para nossos alunos! No Colégio Parthenon, também valorizamos o envolvimento das famílias em atividades esportivas. Por isso, oferecemos duas modalidades: futebol de campo, realizado no Estádio do Flamengo Guarulhos, e dança, que acontece nas dependências do colégio. Nossas atividades esportivas para pais e mães são uma excelente oportunidade de conviver com outras famílias, fortalecer laços e, é claro, manter-se ativo e saudável.

InterParthe: descubra seus talentos esportivos e vença desafios

O InterParthe é um evento anual realizado por estudantes do 2º Ano EFAI à 3ª Série EM. Nesse evento, diversas modalidades esportivas são utilizadas como meio para consolidar competências e habilidades. Com regras e calendário próprios, os alunos se engajam em competições saudáveis, onde as turmas vencedoras recebem troféus personalizados. O InterParthe é uma oportunidade única de descobrir talentos, desenvolver valores como trabalho em equipe e superar desafios esportivos de forma empolgante e divertida.

Fórum Família & Escola: união para o sucesso educacional

Acreditamos na importância da parceria entre família e escola para o pleno desenvolvimento dos estudantes. Por isso, promovemos o Fórum Família & Escola, encontros para toda a comunidade escolar em que discutimos os papéis da família e os desafios enfrentados na educação dos filhos. Especialistas de diversas áreas participam desses eventos, compartilhando conhecimentos, comentando temas relevantes e esclarecendo dúvidas do público presente. Essa troca de experiências e saberes contribui para uma educação mais integrada e completa, fortalecendo o vínculo entre família e escola.

Formação contínua de excelência: investindo no desenvolvimento dos nossos educadores

A qualidade da educação que oferecemos está diretamente relacionada à formação de nossos professores e professoras. Por isso, investimos na capacitação e no aprimoramento constante de nossa equipe docente, com a mesma seriedade e responsabilidade com que tratamos a formação de nossos estudantes.

Todos os nossos professores possuem formação acadêmica em nível superior, de acordo com suas respectivas áreas de atuação. Além disso, entendemos que a formação pessoal de cada educador é fundamental para o enriquecimento do processo educacional. Por isso, promovemos uma formação acadêmico-pedagógica que estimula a reflexão constante sobre as práticas do dia a dia.

Nossa Proposta Pedagógica incentiva nossos docentes a revisarem suas práticas à luz das principais teorias da educação, trocarem experiências com seus colegas de profissão e investigarem novos caminhos para aprimorar a aprendizagem dos estudantes. Acreditamos que essa abordagem proporciona um ambiente de aprendizagem dinâmico e enriquecedor, em que os professores estão constantemente buscando soluções para impulsionar o desenvolvimento de cada aluno.

Comunidade de Aprendizagem: multiplicando o conhecimento além dos muros da escola

Acreditamos que o aprendizado não deve se restringir aos limites da sala de aula. Por isso, desenvolvemos o projeto "Comunidade de Aprendizagem", uma iniciativa que busca disseminar as boas práticas de ensino e aprendizagem de nossos profissionais da Educação para além dos muros da escola.

Nossa equipe docente é composta por profissionais dedicados e comprometidos com o processo educacional. Por meio do projeto "Comunidade de Aprendizagem", incentivamos nossos educadores a compartilharem suas experiências, reflexões e aprendizados com outros colegas de profissão. Sabemos que o professor também aprende com seus pares, nas vivências diárias, nas pausas reflexivas e no compartilhamento de experiências enriquecedoras.

O projeto é especialmente destinado aos profissionais da educação que atuam no Colégio Parthenon Vila Augusta, no entanto, acreditamos na importância de promover a troca de conhecimentos e experiências com professores externos interessados em participar de nossa comunidade de aprendizagem. Professores e professoras de outras instituições de ensino também são bem-vindos para enriquecer nossos debates e colaborar com a construção de um ambiente educacional cada vez mais inspirador e enriquecedor.

A formação contínua e a troca de conhecimentos são fundamentais para o crescimento coletivo e para o sucesso de nossa escola. Ao fortalecer nossa comunidade educacional e estimular o constante aprimoramento de nossos educadores, estamos comprometidos em promover uma educação de excelência, preparando nossos estudantes para enfrentar os desafios do futuro com confiança e conhecimento.

EXPLORANDO A ERA DIGITAL: TECNOLOGIA A SERVIÇO DO CONHECIMENTO

No Colégio Parthenon Vila Augusta, compreendemos a importância das competências relacionadas ao uso das novas tecnologias, especialmente as da informação, para o desenvolvimento dos estudantes como cidadãos do século XXI. Por isso, investimos em uma infraestrutura arrojada que visa à utilização de dispositivos eletrônicos e suas diversas ferramentas para enriquecer os conteúdos dos componentes curriculares.

Parceria com a Google for Education: aprendizagem colaborativa e eficiente

Estamos orgulhosos de nossa parceria com a Google for Education, uma plataforma inovadora que oferece um conjunto de ferramentas de produtividade projetadas para promover a colaboração em sala de aula e tornar os processos de ensino e aprendizagem mais eficientes. Com o auxílio dessa tecnologia de ponta, nossos educadores têm a oportunidade de explorar novas estratégias de ensino, otimizando o tempo didático e despertando a curiosidade dos estudantes para os diversos saberes.

Tecnologia na prática: projetores interativos, Tablets e Chromebooks

Acreditamos que a tecnologia pode tornar o aprendizado mais dinâmico e eficiente. Por isso, utilizamos projetores interativos, tablets e chromebooks em nossas salas de aula para enriquecer as experiências educacionais dos nossos alunos. Esses recursos proporcionam uma abordagem mais interativa e envolvente, permitindo que nossos estudantes explorem conteúdos de forma inovadora e conectada.

Khan Academy: aprendizado diário e gamificado em Matemática e Língua Portuguesa

Na busca constante por oferecer um ensino de excelência, adotamos a plataforma Khan Academy em nossas aulas de Matemática e Língua Portuguesa. Através dessa plataforma, nossos alunos têm a oportunidade de realizar uma sistematização diária dos conteúdos estruturantes, aprimorando suas habilidades e conhecimentos de forma progressiva. Além disso, a Khan Academy utiliza técnicas de gamificação, tornando o aprendizado ainda mais envolvente e divertido.

AVALIAÇÃO PERSONALIZADA: ACOMPANHANDO O PROGRESSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO EFAI

No Colégio Parthenon Vila Augusta, acreditamos na importância de uma avaliação cuidadosa e individualizada para acompanhar o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil e no 1º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI). Para isso, utilizamos o Relatório de Acompanhamento Individual, uma ferramenta avaliativa que nos permite compreender o processo de aprendizagem de cada aluno.

Avaliação na Educação Infantil: um olhar atento ao crescimento Infantil

Na Educação Infantil, nossos educadores acompanham de perto o desenvolvimento das crianças, valorizando suas individualidades e necessidades. Através do Relatório de Acompanhamento Individual, registramos de forma cuidadosa o progresso dos pequenos em diferentes áreas, como a cognitiva, social, emocional e motora. Esse instrumento avaliativo é aplicado periodicamente, permitindo que as famílias acompanhem de perto o crescimento de seus filhos e participem ativamente desse processo.

Avaliação no 1º EFAI: aprendizagem significativa

No 1º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, os estudantes também têm sua jornada de aprendizado cuidadosamente acompanhada. Por meio do Relatório de Acompanhamento Individual, avaliamos o progresso acadêmico e emocional de cada aluno trimestralmente. Essa abordagem nos possibilita identificar pontos fortes e áreas que precisam de maior atenção, permitindo-nos planejar intervenções e oferecer o suporte necessário para o sucesso educacional.

Avaliação do 2º EFAI à 3ª EM: acompanhamento contínuo do Progresso Acadêmico

A avaliação é uma ferramenta essencial para acompanhar o progresso acadêmico dos nossos estudantes. Por isso, adotamos uma abordagem avaliativa processual, que busca entender o percurso formativo de cada aluno e identificar oportunidades de desenvolvimento ao longo do ano letivo.

O ano escolar é dividido em três trimestres; em cada um deles, as avaliações e atividades são elaboradas de forma alinhada ao planejamento pedagógico. Essa estratégia nos permite acompanhar de perto o desempenho dos estudantes, fornecendo feedbacks regulares e precisos sobre seus estágios de aprendizagem.

Do 2º Ano EFAI à 3ª Série EM, os estudantes são submetidos a três tipos de avaliações ao longo de cada trimestre:

Avaliações Parciais: essas avaliações são realizadas em momentos estratégicos durante o trimestre e têm o objetivo de verificar o progresso dos estudantes em determinados conteúdos e habilidades. Essa abordagem nos permite intervir de forma rápida e eficiente caso seja identificada alguma dificuldade de aprendizagem.

Avaliações Trimestrais: ao final de cada trimestre, são aplicadas avaliações abrangentes que abordam o conteúdo trabalhado ao longo dos últimos meses. Essas avaliações fornecem uma visão mais completa do desempenho dos estudantes, permitindo que os docentes identifiquem áreas de força e pontos a serem aprimorados.

Avaliações de Percurso: além das avaliações parciais e trimestrais, realizamos avaliações contínuas ao longo do ano letivo, que nos permitem acompanhar o progresso do estudante em sua trajetória de aprendizagem. Essa abordagem nos ajuda a mapear pontos frágeis e ajustar estratégias de ensino para garantir um desenvolvimento contínuo e consistente.

Nosso compromisso é oferecer um ambiente de aprendizagem que valorize o esforço e o empenho dos estudantes, incentivando-os a se superarem a cada etapa. Com a avaliação processual, buscamos promover uma educação significativa, que respeite o ritmo individual de cada aluno e crie oportunidades para que todos alcancem seu potencial máximo.

Acreditamos que a avaliação é uma via de mão dupla, em que tanto os estudantes quanto os educadores aprendem e crescem juntos. Desse modo, estamos comprometidos em fornecer uma educação de excelência, preparando nossos alunos para enfrentar os desafios do futuro com confiança e determinação.

TRANSPARÊNCIA E PARCERIA COM AS FAMÍLIAS

Acreditamos que uma educação de qualidade se constrói com a colaboração entre escola e família. Por isso, as informações contidas nos Relatórios de Acompanhamento Individual são compartilhadas de forma clara e detalhada com as famílias. Realizamos atendimentos individuais, tanto presencialmente quanto remotamente, para que os pais possam entender o progresso de seus filhos e contribuir ativamente em seu desenvolvimento.

CALENDÁRIO ESCOLAR: PLANEJANDO MOMENTOS ESPECIAIS

Para garantir uma comunicação efetiva com as famílias, seguimos um Calendário Escolar que prevê datas específicas para os atendimentos individuais. Dessa forma, as famílias podem se programar para participar desses encontros importantes, onde compartilhamos informações valiosas sobre o desenvolvimento e aprendizado de seus filhos.