Currículo Ensino Médio
O Ensino Médio é o momento de consolidação de aprendizagens e de mobilização de conhecimentos de acordo com os princípios éticos, estéticos e políticos que visam à formação humana em suas múltiplas dimensões, promovendo o desenvolvimento de competências que asseguram a continuidade dos estudos em outros níveis e em outros contextos, a preparação para o mundo do trabalho e a fruição da vida em todas suas dimensões.
No Colégio Parthenon, o currículo desse segmento é organizado em quatro eixos estruturantes de maneira a assegurar uma formação integral dos alunos, respeitando tanto a preparação para os desafios que irão enfrentar no futuro, quanto as suas vontades e necessidades presentes. Dessa forma, temos um conjunto de atividades assim distribuídas:
Núcleo Comum: as disciplinas do núcleo comum estão organizadas em quatro áreas do conhecimento: Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Elas são obrigatórias a todos os alunos do Ensino Médio e contemplam os conteúdos que são exigidos nos principais exames de seleção para ingresso no ensino superior.
Eletivas disciplinares: são cursos cuja duração pode variar de um trimestre a um ano, e visam assegurar aprofundamento em áreas do conhecimento em que os alunos tenham maior interesse. Dessa forma, os alunos constroem, ao longo do Ensino Médio, itinerários formativos que respeitam suas escolhas e potencialidades.
Os alunos, obrigatoriamente, elegem dois cursos por trimestre, dentro de um menu de opções oferecido no início do ano.
Eletivas disciplinares: são cursos cuja duração pode variar de um trimestre a um ano, e visam assegurar aprofundamento em áreas do conhecimento em que os alunos tenham maior interesse. Dessa forma, os alunos constroem, ao longo do Ensino Médio, itinerários formativos que respeitam suas escolhas e potencialidades.
Os alunos, obrigatoriamente, elegem dois cursos por trimestre, dentro de um menu de opções oferecido no início do ano.
Projetos transdisciplinares: A metodologia ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos) é empregada com a finalidade de integrar conhecimentos e estimular o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências. A partir de um problema real ou de uma questão desafiadora, os alunos, de forma cooperativa, desenvolvem estratégias ou artefatos em busca de uma solução e, nesse percurso, dão significado aos conhecimentos aprendidos nas diferentes disciplinas curriculares.
A participação nas atividades de ABP é obrigatória e exige uma dedicação mínima de 4 horas/aulas semanais.
Atividades complementares: O currículo do Ensino Médio se abre para a incorporação de experiências e vivências acadêmicas e culturais internas e externas, como a participação nas atividades do Cineclube, Festival Literário, atividades promovidas pelo Grêmio Estudantil ou pela Empresa Júnior, além de outras atividades que os alunos podem realizar de forma autônoma em outros contextos e situações, como visitas à exposições, museus, shows, teatro, cinema etc.
A cada trimestre, os alunos precisam comprovar ao menos 20 horas de atividades extracurriculares.
A participação nas atividades de ABP é obrigatória e exige uma dedicação mínima de 4 horas/aulas semanais.
Atividades complementares: O currículo do Ensino Médio se abre para a incorporação de experiências e vivências acadêmicas e culturais internas e externas, como a participação nas atividades do Cineclube, Festival Literário, atividades promovidas pelo Grêmio Estudantil ou pela Empresa Júnior, além de outras atividades que os alunos podem realizar de forma autônoma em outros contextos e situações, como visitas à exposições, museus, shows, teatro, cinema etc.
A cada trimestre, os alunos precisam comprovar ao menos 20 horas de atividades extracurriculares.
Projetos Institucionais
O Colégio Parthenon promove diversos projetos que visam o caminho progressivo da autonomia; a responsabilidade e a consciência em relação ao trabalho escolar; a formação de uma identidade pessoal positiva; a integração ao grupo e a reação pronta, serena e construtiva diante de diferentes situações.
Flipar e Mostrexplique: eventos de periodicidade bienal, o Flipar (Festival Literário do Colégio Parthenon) e o Mostrexplique (Feira de Ciências) constituem momentos importantes de apresentação dos trabalhos dos alunos nas áreas de Códigos e Linguagens e Ciências da Natureza.
Banda de garagem: o projeto promove encontros semanais com alunos e alunas para a realização de ensaios e atividades de aprimoramento musical (voz e instrumentos) e para a formação de equipes de produção e roadie.
Olimpíadas Acadêmicas: o Colégio Parthenon incentiva a participação de alunos e alunas em olimpíadas científicas de diferentes áreas do conhecimento, tais como Física, Matemática, Química, História do Brasil, Geografia, Biologia, entre outras. No decorrer do ano, ocorrem atividades de preparação direcionadas aos alunos interessados nessas atividades.
Empresa Júnior Parthenon: tem por finalidade criar as condições necessárias para que se desenvolva nos alunos o espírito empreendedor, bem como outras competências relacionais muito valorizadas no mercado de trabalho, tais como a capacidade de trabalhar em grupo e de resolver problemas, a resiliência, a sociabilidade, a comunicação, entre outras. A Empresa Júnior é responsável por articular algumas atividades internas e externas, dando espaço ao protagonismo dos adolescentes, através de diferentes núcleos de ação.
Atividades Extracurriculares
Visam complementar o currículo com trabalhos cujo principal valor educativo é a capacidade de mobilizar os alunos para a construção autônoma da própria identidade.
Atividades esportivas: a prática de esportes é bastante valorizada, e os alunos e alunas podem escolher entre diferentes modalidades, tais como vôlei, futsal, basquete, handebol, capoeira, xadrez, ginástica artística, entre outras.
Plantão de dúvidas: as dúvidas que eventualmente surgirem, no desenvolvimento das atividades de casa, podem ser sanadas em plantões com professores especialistas.
Cineclube Caleidoscópio: o projeto de cineclube no Colégio Parthenon existe há mais de 10 anos e promove na última sexta-feira de cada mês a exibição de um filme e uma roda de discussão.
Orientação Profissional: diferentes atividades são desenvolvidas ao longo do Ensino Médio para auxiliar os alunos nas escolhas profissionais, tais como a realização de feiras de profissões, visitas monitoradas, palestras com especialistas entre outras.
Grêmio Estudantil: é o organismo autônomo e colegiado de representatividade do corpo discente, responsável pela promoção do diálogo e pela defesa dos interesses dos alunos, além de atuar na promoção de atividades culturais e esportivas.
Tecnologias Educacionais e Procedimentos de Pesquisa
Parte importante das competências necessárias ao estudante e cidadão de hoje é aquela referente ao uso das novas tecnologias, em particular as da informação. Para isso, contamos como uma infraestrutura arrojada, visando à utilização de dispositivos eletrônicos e seus diferentes recursos como ferramentas para desenvolver os conteúdos das disciplinas.Google for Education: um conjunto de ferramentas de produtividade desenvolvidas para promover a colaboração em sala de aula e tornar mais eficientes as relações de ensino e aprendizagem.
Tablets e Chromebooks: a utilização dessas ferramentas, além de tornar o aprendizado mais dinâmico e eficiente, reduz drasticamente o volume de material que os alunos precisam transportar diariamente para a escola.
Logos: ambiente virtual que armazena documentos pedagógicos e institucionais do Colégio.
Google Classroom: sala de aula virtual que permite aos professores propor tarefas, controlar a entrega das atividades, atribuir feedbacks individualizados, organizar listas com links de sites complementares, organizar a agenda da disciplina, publicar avisos, entre outros.
Plataforma SAS: ambiente virtual com exercícios extras, tarefas on-line, livros digitais, gráficos comparativos de aprendizagem, entre outros.
Infraestrutura: salas com projetores e dispositivos de som.
Para mais informações, baixe a ficha completa ou agende uma visita.
Google Classroom: sala de aula virtual que permite aos professores propor tarefas, controlar a entrega das atividades, atribuir feedbacks individualizados, organizar listas com links de sites complementares, organizar a agenda da disciplina, publicar avisos, entre outros.
Plataforma SAS: ambiente virtual com exercícios extras, tarefas on-line, livros digitais, gráficos comparativos de aprendizagem, entre outros.
Infraestrutura: salas com projetores e dispositivos de som.
Para mais informações, baixe a ficha completa ou agende uma visita.