Habilidades cognitivas: o que são e como desenvolvê-las - Colégio Parthenon

Conscientização ambiental na primeira infância
10 de agosto de 2021

As habilidades cognitivas são adquiridas já nos primeiros anos de vida. Ao longo da infância, à medida que a criança começa a descobrir o mundo ao seu redor, ela também passa a aprender e exercitar suas habilidades cognitivas. Aos pais e à escola, cabe o papel de estimular esse desenvolvimento cognitivo infantil.

Mas você sabe o que são habilidades cognitivas? Para entender o que é o desenvolvimento cognitivo, bem como as principais formas de estímulo às habilidades motoras e intelectuais, siga adiante. Boa leitura!

O que são habilidades cognitivas

Proveniente do latim cognitum, a cognição significa conhecer. É, em última instância, a capacidade de receber e processar informações, com o objetivo de responder adequadamente aos diferentes estímulos recebidos. Nesse ciclo de processamento de dados no cérebro, a criança passa a compreender o mundo que a rodeia. Assim, as habilidades cognitivas são a base da assimilação de conhecimento, e do início da formação da visão de mundo da criança.

Para desenvolvê-las adequadamente, é preciso que sejam oferecidos os estímulos corretos, nos momentos corretos.

Estimulando as habilidades cognitivas adequadas

A concentração é uma habilidade cognitiva de grande importância. É através dessa habilidade cognitiva, que a criança irá desenvolver a capacidade de resistir a diferentes impulsos e a dedicar sua atenção a uma atividade específica – ou seja, mesmo havendo vários estímulos competindo pelo foco da criança, ela será capaz de focar em um estímulo. Do seu desenvolvimento, depende o controle inibitório, tão importante, por exemplo, nos estudos e na absorção de conteúdo acadêmico.

Quebra-cabeças, jogos de memória, damas e xadrez são atividades que contribuem para melhorar a capacidade de concentração e atenção da criança.

A memória é uma habilidade de suma importância, estando presente em todo o processo de aprendizado. Por isso, quem exercita as lembranças compreende melhor as coisas, os fatos e os acontecimentos.

Exercitar a memória das crianças é muito importante para o desempenho acadêmico. Nesse tópico, é interessante investir em atividades e jogos que estimulem lembrar. Uma atividade que pode ser bem legal é estimular seu filho a falar sobre como foi o dia na escola, como foram as atividades, etc. Outra opção muito legal é contar histórias, e depois estimular que seu filho também conte as histórias dele.

Criatividade e desenvolvimento cognitivo

Na infância, o cérebro ainda está se desenvolvendo, assim como a capacidade de concentração necessária para ouvir. Por isso, é importante os pais exercitarem a escuta com a criança para que ela tenha essa capacidade quando crescer.

A criatividade é a capacidade de inventar, construir, produzir algo inédito proveniente da busca por uma solução inovadora. Apesar de já existir um potencial criativo nas crianças, é preciso estimular a criatividade. A família tem papel fundamental nesse processo e todos podem se beneficiar das estratégias para desenvolver essa importante habilidade.

Para tanto, levar os pequenos ao contato com a natureza pode ser muito interessante. Atividades lúdicas, como teatro, pintura e cinema podem ser fundamentais para o estímulo necessário na caminhada de evolução cognitiva e criativa das crianças.

Por fim, vale lembrar que o desenvolvimento cognitivo deve ser uma busca conjunta entre escola e pais. É através dos estímulos corretos, que alcançaremos bons resultados com os nossos pequenos.

Para maiores informações sobre como você pode ajudar o seu filho a se desenvolver cognitivamente, procure os coordenadores pedagógicos do Colégio Parthenon.