Ensino Fundamental em Guarulhos - Colégio Parthenon Vila Augusta

Colégio Parthenon

Ensino Fundamental I - Currículo

A entrada no Ensino Fundamental I marca o inicio da criança na educação formal. O domínio da leitura e escrita, dos números naturais e das operações matemáticas acontecem nesse momento da escolaridade. A grade curricular é composta em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular e, assim, encontra-se organizada: Área de Linguagens - Língua Portuguesa, Artes, Língua Inglesa; Área de Matemática; Área de Ciências da Natureza e Área de Ciências Humanas - Geografia e História.

Utilizamos como recursos estratégicos o desenvolvimento de projetos, atividades em ambientes virtuais, propostas oferecidas nos livros didáticos e resolução de problemas para potencializar a aprendizagem dos alunos. Todas essas estratégias têm como objetivo o desenvolvimento de competências necessárias ao desenvolvimento pleno do aluno.

Projetos Institucionais para o Ensino Fundamental I

APC - Atividades Práticas de Campo:

Têm como objetivos desenvolver uma atitude investigativa nos alunos, relacionar o conteúdo trabalhado em sala de aula ao conteúdo que encontramos no dia a dia e, principalmente, deixar explícito que podemos aprender, em um processo exploratório, também, fora da escola.

Flipar (Festival Literário do Colégio Parthenon) e Mostrexplique:

Eventos bienais que constituem momentos importantes de apresentação dos trabalhos produzidos, ao longo dos trimestres pelos alunos, nas áreas de Códigos e Linguagens e Ciências da Natureza.

Rituais de passagem: são aqueles momentos que marcam a finalização de ciclos importantes da vida escolar dos alunos e precisam ser validados e vivenciados de forma sensível e significativa. No Colégio Parthenon, alguns rituais são realizados em atividades envolvendo alunos, professores e familiares.

Acantonamento: essa proposta faz parte de uma das etapas que compõem o Ritual de Passagem dos alunos do 1º ano. Eles são convidados a dormir uma noite no colégio, chegam no período da tarde realizam uma série de atividades como gincana de brincadeiras, organização dos dormitórios, jantar, baile do pijama e luau. No dia seguinte, após o café da manhã, com os pais, as crianças voltam para casa.

Cada lixo no seu lugar: esse projeto tem como objetivo principal explicitar às crianças que lixo, não necessariamente, é sinônimo de sujeira. As propostas vindas dos alunos para os problemas de diferentes naturezas (lixo no chão, reciclagem, compostagem) são discutidas, votadas e colocadas em ação. Com isso, pretendemos formar pessoas responsáveis e atuantes.

Olimpíadas Acadêmicas:

O Colégio Parthenon incentiva a participação de alunos e alunas dos 4º e 5º anos em olimpíadas científicas de diferentes áreas do conhecimento.

Tecnologias Educacionais e Procedimentos de Pesquisa

Parte importante das competências necessárias ao estudante e cidadão de hoje é aquela referente ao uso das novas tecnologias, em particular, as da informação.

Para isso, contamos como uma infraestrutura arrojada, visando à utilização de dispositivos eletrônicos e seus diferentes recursos como ferramentas para desenvolver os conteúdos das disciplinas.

Google for Education: corresponde a um conjunto de ferramentas de produtividade desenvolvidas para promover a colaboração em sala de aula e tornar mais eficientes as relações de ensino e aprendizagem.
Tablets e Chromebooks: a utilização dessas ferramentas, além de tornar o aprendizado mais dinâmico e eficiente, reduz consideravelmente o volume de material que os alunos precisam transportar diariamente para a escola.

​Khan Academy: a utilização da plataforma Khan Academy, em Matemática, possibilita aos alunos uma sistematização diária dos conteúdos estruturantes da disciplina, além de possibilitar um aprendizado por meio da gamificação (aprendizagem por de jogos).

Para mais informações, baixe a ficha completa ou agende uma visita